Muitas pessoas já viram a hashtag #PraCegoVer em descrições de imagens no Facebook, mas talvez não entenderam o porquê desta ferramenta. Pois então, trata-se de um projeto que dissemina a cultura da acessibilidade nas redes sociais, com foco em pessoas com deficiência visual.
Portanto, ao usar esta hashtag, o usuário permite que um deficiente visual saiba o que está inserido na imagem postada, tendo em vista que é necessário expor uma descrição do que contém na foto.
Como surgiu a ideia?
Existe uma estimativa de que no Brasil existam 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, onde 585 mil são totalmente cegas. Estas pessoas, ao contrário do que o senso comum pode impor, vivem experiências bem semelhantes as das pessoas com a visão saudável.
Portanto, elas trabalham, estudam, saem para se divertir e também usam da tecnologia, inclusive do Facebook. Neste último caso, por exemplo, seria necessário ter ferramentas que indicassem descrições das imagens que são propagadas.
Assim surgiu o #PraCegoVer, um projeto que saiu dos livros para a internet a partir da professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Patrícia Braille. A docente, que também escreve livros, já utilizava desta ferramenta em suas obras na descrição das imagens.
Mas, foi levando em consideração a crescente utilização do Facebook que a professora sentiu a necessidade de expandir o projeto virtualmente. E desta forma várias páginas e pessoas estão aderindo a esta hashtag em suas postagens.
A CENTERCASA APÓIA ESTA IDÉIA !!!
EM NOSSOS POSTS NO FACEBOOK ADOTAMOS ESTE PROJETO A FIM DE VALER A INCLUSÃO DE TODOS NOSSOS AMIGOS E AMIGAS !!!