As esquadrias dizem respeito ao nome genérico dado às portas, janelas e demais passagens ou aberturas desse tipo, em um projeto arquitetônico, construção ou montagem estética. Hoje em dia o mercado oferece uma quantidade grande de modelos de esquadrias, além de ótima quantidade de materiais. Normalmente, escolhem-se portas e janelas conforme a durabilidade e segurança que se pretende a esta solução para a residência, o impacto visual, sua proteção à acústica, além das questões relacionadas à manutenção e facilidade de limpeza. Portanto, isso quer dizer que não é uma escolha simples, já que o morador ou proprietário do imóvel deverá levar tantos aspectos em consideração.
No entanto, esta etapa de seleção acerca de qual seria a melhor porta ou janela para a sua residência pode ser descomplicada se você desvendar as propriedades e vantagens de cada um dos materiais mais usados. Você está procurando pela melhor matéria-prima para esquadrias? Então veja algumas diferenças entre essas importantes peças de seu imóvel.
Madeira
O bom sobre o uso deste material é que ele possibilita quase todas as espécies de formatos e aberturas em esquadrias, além de permitir uma grande variedade de cores e texturas. A beleza é um dos pontos fortes da madeira, bem como a durabilidade e resistência. Porém, o material não deve ser molhado, o que torna sua limpeza mais trabalhosa e repleta de cuidados. E como a umidade é uma forte inimiga, as esquadrias de madeira não são indicadas para áreas onde existam muitas chuvas ou contato com água. Devem ser tomadas ainda as devidas precauções contra cupins e outros insetos, que podem deteriorar as peças.
Alumínio
Material de altíssima durabilidade e oferecido no mercado em vários formatos, acabamentos e cores, o alumínio aplicado nas esquadrias comumente acomodam uma ótima estanqueidade e precisão. O alumínio não enferruja, sendo uma ótima opção para os imóveis próximos do mar ou que recebem precipitações atmosféricas de vez em quando. Além de bonitas, as esquadrias de alumínio são práticas de limpar e de conservar. É possível que seu proprietário, inclusive, as transforme, com a aplicação de pinturas e coberturas.
Aço
Essas peças são altamente resistentes e duráveis, mas não são oferecidas no mercado em uma grande quantidade de formatos, visto que sua fabricação obedece a medidas padronizadas. As esquadrias de ferro são um pouco mais personalizáveis do que aquelas feitas em aço, porém, em geral, têm custo maior. O aço e o ferro têm peso mais elevado do que outras soluções em esquadrias, o que demanda mais cuidados para a fixação e instalação no local, e oferecem uma estanqueidade inferior à dos demais materiais. Se não receber o tratamento adequado, esses materiais podem sofrer corrosão ou oxidação com o tempo.